10 Dicas Para Voltar a Estudar, Sem se estressar.

Nesse post você verá um passo a passo de como voltar a estudar de um jeito agradável, tranquilo e sem ter que se estressar para conseguir fazer isso. Leia mais...



Dica nº 1 / 2 - Foque no seu objetivo.

Comprometimento com suas metas e disposição de trabalhar duro para realizá-las, são duas decisões indispensáveis que você deve tomar para voltar a estudar. Obstáculos todo mundo tem, mas lutando você também consegue superá-los, jamais desista, pelo contrário, siga sempre em frente.


Você pode bater no peito e dizer mil vezes que vai voltar a estudar, pode fazer isso durante meses e até anos. Mas, a grande verdade é que o cérebro humano não segue o que as pessoas falam, e sim, o que elas fazem. Portanto ao decidir voltar a estudar, recomece o mais breve possível.


Dica nº 2 - Pegue leve.

Seu corpo e cérebro precisam se readaptarem com seu retorno aos estudos, então recomece estudando devagar, no máximo até 1 hora por dia, de 2 a 3 vezes por semana. No reinício, dê preferência às matérias mais fáceis, ao sentir-se confortável, aumente sua carga horária de estudos.


Dica nº 3 - Por onde recomeçar.

Recomece recuperando seu velho hábito de ler, no reinício não é legal ter o compromisso de memorizar as matérias para tirar notas altas nas provas, nem de se destacar na turma. Então, a leitura vai preparar a sua mente e, quando se sentir confortável, reinicie seus estudos de maneira formal e curricular.


Dica nº 4 - Resultados rápidos.

Se você quer voltar a estudar para ter resultados profissionais rápidos, mas não precisa de um diploma, minha dica é que você recomece seus estudos formais fazendo cursos livres na sua área de interesse.



Dica nº 5 - Agende um horário para estudar.

Esse horário não deve ser aquele que você vai assistir às aulas, e sim, um tempo que você reserva para ficar sozinho e fazer suas tarefas, ler o material didático, revisar as matérias, enfim, dedicar-se aos estudos.


Dica nº 6 - Use a tecnologia para estudar.

Na hora de estudar, a tecnologia coloca o conhecimento global em nossas mãos, de um jeito rápido e extremamente fácil. Se você ainda não domina as ferramentas de tecnologia, é hora de aprender, para aumentar sua performance nos estudos e, na vida em geral.


Dica nº 7 - Material didático.

As vezes o material sugerido pelo professor pode estar á frente do seu conhecimento, quando isso acontece, é terrível porque baixa a autoestima do aluno. Nesse caso, pesquise na web a fim de encontrar explicações para tirar suas dúvidas, sobre a matéria que você estará estudando.


Dica nº 8 - Técnicas de aprendizado.

Nos últimos anos a Neurociências está evoluindo de um jeito incrível, isso significa que na web você vai descobrir novos métodos de ensino que se encaixam perfeitamente ao seu perfil e, logo perceberá que vai valer muito a pena voltar a estudar.



Dica nº 9 - Jamais estude sob pressão.

Estudos científicos revelaram que pressionado, o cérebro bloqueia o aprendizado e, por incrível que pareça, ainda existem professores que pressionam o aluno. Tensões por conta de provas, cobranças para aprender, destacar-se na turma. Evite tudo isso, porque essas coisas só atrapalham o aprendizado.


Dica nº 10 - Seja paciente.

Você precisa entender que ao voltar a estudar, você estará em situação bem diferente daqueles alunos que não interromperam os estudos. Então, até atingir o nível que você tinha antes de parar de estudar, vai levar algum tempo, não muito, mas você precisa ter paciência.


Meu desejo é que você volte a estudar o mais breve possível, afinal, nada substitui o conhecimento. E esse é o único jeito honesto capaz de levar você a realizar seus sonhos, o que você acha de começar agora?


Grande abraço e, até breve.



Atilio P. Oliveira

Gestor do site IPF Educacional